27 de mar de 2011

Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição / Colônia do Marçal

Posted by Thiago / Otávio on 10:14 |

 História:


A Paróquia Imaculada Conceição é muito ativa e dinâmica. Sempre há atividades acontecendo às vezes mais de uma por dia. As pessoas são muito boas e quando há um projeto comum sempre se unem para realizá-lo como como foi o caso da reforma da Igreja..É uma paróquia que nasceu como comunidade em 1969. Foi comunidade da Paróquia São Pancrácio até 1994, quando se tornou paróquia tendo o Pe.Moacir Ventura da Silva como o primeiro pároco e o Pe. Hércules, o segundo pároco...A Paróquia possui vinte e duas pastorais. A maioria delas bem estruturadas e com um trabalho bem feito. Dentre elas, podemos destacar a liturgia,a catequese,a Pia União de Santo Antônio e a Pastoral Social. Quanto aos movimentos, temos o Apostolado da Oração, a Mãe Peregrina, a Valorização Humana e a RCC.
A liturgia cuida das celebrações e de todo o aparato para que elas bem aconteçam. .A equipe de liturgia com as demais .equipes .cuidam desde a .acolhida e escolha de .leitores até os detalhes que compõem as celebrações. Na Pastoral da Catequese reúne-se a primeira eucaristia, o crisma e a catequese de adultos. Na primeira eucaristia o curso é de dois anos e nos demais um ano. .Atendemos em média 100 crianças, 50 jovens e 25 adultos por ano. Quanto ao trabalho social,há a pastoral dedicada à ajuda aos mais pobres:a Pia União de Santo Antônio. Através desta pastoral, com a ajuda da comunidade e com doações de alimentos e afluxo ao bazar que se faz mensalmente, distribuem-se alimentos, roupas, remédios, gás de cozinha, etc.Infelizmente, devido à crise que o país enfrenta ultimamente,as doações não são suficientes para atender à enorme quantidade de pessoas que procuram auxílio na Paróquia, não só da região, mas também de lugares distantes.Há também toda uma vivência espiritual em que os membros da Pia União e o grupo dos devotos de Santo Antônio aprendem sobre a vida do Santo e sua espiritualida- de. A Pastoral Social dinamiza o Centro Comunitário onde se desenvolvem trabalhos relacionados à Terceira Idade. O grupo é bastante ativo, promovendo viagens, bailes, cursos de pintura, crochê, etc.A pastoral acompanha também 170 crianças que recebem alimentação, reforço escolar e atividades que lhes proporcionam ambiente saudável, fazendo com que elas fiquem fora das ruas.


A festa da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia: 


É a grande festa que inicia no dia 27 de novembro com a procissão da bandeira e o início da novena a N. S. Imaculada Conceição.No dia 08 de dezembro há 03 missas:07h30, ..missa e renovação da Consagra- Consagração a Nossa Senhora; 9h30, coroação; 18h,.Solenidade seguida de procissão e de uma grande queima de fogos e do bolo da Imaculada, com o que se concluem as comemorações.



As reformas: 
 

Desde há cinco anos atrás, sentiu-se no povo um grande desejo de fazer uma boa reforma no templo. Já fazia vinte anos que nem sequer pintura recebia.Montou-se um projeto de reforma e deu-se início a uma campanha de arrecadação para angariar fundos para reformar a igreja,transformado-a no que é hoje. A pintura foi feita pelo Pe. Lázaro, um padre pintor. O Pe. Hércules deu a ele a idéia do que ele queria que fosse feito,então se fez este belíssimo painel retratando o Cristo Pantocrático sendo ladeado e adorado por anjos e tendo algumas passagens da vida de Maria, já que a Paróquia é dedicada à Imaculada Conceição.

Outras fotos estão no site: MigreMe

(Não é vírus )

[top]

Filed Under: